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Como criar um site de crowdfunding

Criar um site de crowdfunding é um desejo de muitos empreendedores brasileiros, seja para realizar financiamento coletivo, como uma vaquinha online, alavancar projetos pessoais ou simplesmente lançar no mercado uma plataforma de crowdfunding de sucesso.

Porém, quando a ideia sai do campo do planejamento e entra no campo da execução, criar sites de financiamento coletivo podem apresentar desafios gigantescos, principalmente para empreendedores que não possuem um plano de negócios ou um modelo de negócios bem definido.

Site de crowdfunding – Quem pode criar?

Primeiramente é importante estabelecer que qualquer pessoa ou empresa pode criar um site de crowdfunding uma plataforma de financiamento coletivo online, mas, isso não quer dizer que seja tão simples assim.

Plataformas de financiamento coletivo possuem órgãos reguladores específicos de acordo com cada modalidade. Um exemplo de regulador, é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula as plataformas de crowdfunding voltadas para captação de recursos financeiros, mais conhecidas como equity crowdfunding.

Ou seja, uma campanha de financiamento no estilo vaquinha, onde pessoas executam arrecadação de recursos para doar a outras pessoas, não terá a mesma regulamentação de ofertas de captação de recursos para financiamento de projetos mobiliários, por exemplo.

Para saber que tipo de regulamentação o seu projeto de crowdfunding precisa, recomendamos falar com um de nossos especialistas clicando AQUI. Nossos especialistas em crowdfunding podem lhe ajudar em toda a jornada, elencando os principais recursos necessários para a execução do projeto, guiando os processos e até mesmo fornecendo uma plataforma crowdfunding no modelo White Label!

Como criar um site de financiamento coletivo? Passo a Passo básico.

Criar sites de crowdfunding nunca é fácil, mas fizemos um passo a passo básico para te ajudar, vamos lá:

1 – Escolha seu modelo de Negócio

Escolher seu modelo de negócios é a etapa mais importante, pois vai definir que tipo de campanha de crowdfunding você vai disponibilizar para seus clientes e seus desafios a curto, médio e longo prazo.

Campanhas de arrecadação de dinheiro estilo vaquinha virtual, por exemplo, passam por um processo pouquíssimo burocrático quando comparado aos de campanhas para crowdfunding imobiliário.

Enfim, definir seu modelo de negócios e planejamento é muito importante, pois também vai definir seus esforços de tecnologia, sua estratégia de marketing, sua modalidade de captação e obviamente, os tipos de financiamento que você irá ofertar.

2 – Planeje e execute a sua Plataforma de de Crowdfunding

A tecnologia é a alma de todas as plataformas de crowdfunding. É através dela que as limitações e possibilidades da criação de campanhas, metas de arrecadação e rastreamento de dados para futuras ações de marketing digital, por exemplo, são definidas.

Então pense bem em quais funcionalidades você precisa em sua plataforma online e o que é exigido na modalidade de financiamento que você oferece. 

Pois além da transparência de dados no processo de investimento e andamento das campanhas, também é necessário pensar na situação de vulnerabilidade que sua empresa pode gerar a depender do tipo de dados que irá coletar dentro da plataforma.

Quanto mais dados pessoais dos clientes e investimentos você mostra e trata, mais segurança precisa para proteger essa informação.

Basicamente, a sua tecnologia tem de estar 100% de acordo com a sua proposta, ou, terá muita dor de cabeça e até problemas legais no futuro.

Mas e como construir a plataforma em si? Existem duas opções: fazer uma do zero ou contratar uma pronta.

Construir uma plataforma de crowdfunding do zero

Essa é a opção para quem dispõe de um planejamento robusto e recursos financeiros consideráveis, uma vez que construir uma plataforma do zero requer um custo de programação bem extenso e, caso você não seja um profissional dessa área ou tenha um sócio que possa absorver essa demanda, o investimento deve ser bem alto.

Existem algumas vantagens em escolher esse caminho. Com controle total sobre a tecnologia e suas funcionalidades, você pode tanto oferecer exatamente o que o seu modelo de negócio se propõe, quanto se adaptar às exigências do mercado e dos clientes com agilidade, pois tem total controle do processo e da atualização da tecnologia.

Como desvantagens, além do investimento maior, também existe a questão da responsabilidade, pois toda atualização e manutenção devem partir da sua equipe, bem como a segurança e suporte técnico.

Essa opção normalmente é escolhida pelos maiores sites e maiores plataformas de investimento, que já atingiram um nível alto de maturidade e precisam de funcionalidades bem específicas rodando em seus canais.

Contratar uma plataforma de crowdfunding

Para as empresas menores e com menos poder de investimento, contratar uma plataforma de crowdfunding pronta pode ser o melhor caminho.

O menor investimento inicial e o tempo mais curto de implementação possibilitam validar o negócio mais rápido e com menos custos, possibilitando que o lucro chegue antes e viabilize o projeto mais cedo. Além disso, como a tecnologia não lhe pertence, a responsabilidade por atualizar a mesma e a manter segura também é da empresa contratada.

Como desvantagens, obviamente estão a dependência tecnológica em terceiros, pois tudo partirá da equipe que têm o controle da tecnologia contratada e as limitações de tecnologia.

Plataformas prontas podem não vir com tudo que você precisa da maneira que precisa, então algumas concessões em funcionalidades podem se tornar necessárias.

Quer saber mais sobre como contratar uma plataforma crowdfunding White Label? Acesse nosso artigo sobre plataforma whitelabe crowdfunding AQUI.

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